Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação e aumentar a usabilidade do mesmo.
Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação clique aqui.

Notícias

CONFAP visita Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo (EPAOE) - Chapitô

A convite do Chapitô, a CONFAP efetuou uma visita á sua Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo (EPAOE), situada na Costa do Castelo um lugar privilegiado na cidade de Lisboa.

Para aqueles menos informados, esta Escola de especialização em Artes Circenses poderá parecer à partida uma Escola a desvalorizar já que essa coisa de “artes circenses” será mais para palhaçadas e cambalhotas do que para educar e formar os nossos filhos.

Enganam-se rotundamente. O Chapitô é uma Escola integral de formação para a vida, onde os alunos aprendem não só as disciplinas habituais do currículo escolar mas também disciplinas das artes do espetáculo.

Mas não só, nesta Escola os alunos desenvolvem todas as suas capacidades pessoais e sociais sendo autónomos, criativos, responsáveis, solidários e interventivos.

São também da sua responsabilidade a construção, montagem, promoção e representação de espetáculos, bem assim como a criação de cenários e guarda-roupa através de reciclagem de materiais já existentes.

E é muito gratificante ver a sua criatividade a trabalhar materiais, a sua autonomia e responsabilidade ao procurarem espaços livres para trabalharem fora dos horários normais, a sua destreza manual na criação e confeção não só figurinos como até de instrumentos musicais, a sua solidariedade no trabalho de equipa diário e a sua dedicação e empenho a uma Escola que lhes oferece a oportunidade única de expressarem livremente toda a sua arte.

Com um corpo docente jovem e dedicado, com metodologias de programação do Plano Educativo comprometidas com a formação integral do aluno, esta Escola é realmente uma lufada de ar fresco no sistema tradicional de ensino.

O seu currículo escolar, aprovado pelo Ministério da Educação, dá-lhes as competências escolares necessárias para a continuação dos seus estudos de acordo com as suas escolhas, o currículo artístico completa-os como cidadãos de corpo inteiro preparando-os para a vida futura.

A Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo oferece dois cursos com duração de 3 anos - Curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação e Animação Circenses; Curso Profissional  de Artes do Espetáculo/Cenografia, Figurinos e Adereços, os cursos dão equivalência ao 12º ano, com Certificado Profissional de nível 4, de acordo com a regulamentação da União Europeia.

Site: www.chapito.org

Data: 09 - 06 - 2015
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest