Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação e aumentar a usabilidade do mesmo.
Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação clique aqui.

Notícias

Assembleia Geral da CONFAP 2016

Caras Associadas,

Cara(o)s Companheira(o)s,

 

No próximo dia 30 de Abril de 2016 iremos realizar a Assembleia Geral da CONFAP.

Venho apelar à Vossa participação enquanto representantes de Associações de Pais e Encarregados de Educação, Mães, Pais e Encarregados de Educação.

 

Os tempos que vivemos não nos parecem ser de tranquilidade, muitos pensamos e sentimos que serão os mais difíceis da nossa existência enquanto seres humanos. Nunca a velocidade de mudança foi tão intensa e sentimos que a capacidade de adaptação e resposta das famílias está aquém destes desafios.

 

Como Mães, Pais, Educadores, como filhos, trabalhadores, enquanto indivíduos, as exigências do mundo influenciam a nossa integridade, desafiam as nossas certezas e convicções. Estamos a oferecer aos nossos filhos um mundo que nos assusta, onde os riscos e ameaças à segurança individual e coletiva são uma constante e em crescente mudança. Onde o excesso de informação nos cria mais incertezas que convicções. Um mundo que em quase nada se assemelha ao modelo onde crescemos, e onde a antecipação do futuro nos é quase impossível por incerto, global e ambíguo. Mais do que o desconhecido, a incerteza torna-se-nos insuportável, a nós cuidadores de seres indefesos por quem somos responsáveis e a quem amamos acima de toda a nossa existência.

 

Sentimos que tudo o que fazemos não é suficiente, que enquanto voluntários o trabalho é inglório, que a nossa “troca” de horas de família versus horas de trabalho no movimento associativo não é compensador. Mas, apesar de podermos e devermos ser mais, face ao que representamos (mais de 3 milhões de pais e encarregados de educação nos 12 anos de escolaridade obrigatória) temos conseguido um movimento de transformação e reconhecimento que tem acelerado a sua influência junto das instituições oficiais, junto dos órgãos de tomada de decisão, influenciando políticas, estratégias, orientações, sendo ouvida a nossa voz, incorporadas as nossas contribuições, imprimindo as nossas opiniões nas conceções de políticas e ações na educação.

 

A solidariedade, a cooperação, a colaboração, acredito, é o caminho mais acertado a percorrer na construção desta vida incerta no seu padrão inconstante de desenvolvimento, uma forma ativa de co-construção de um mundo que para ser maravilhoso depende crescentemente do nosso contributo, das nossas diferenças e da nossa entrega, dos nossos valores e princípios, da nossa paixão, enquanto mães, pais e encarregados de educação, em defesa de um bem comum que é o conhecimento, a educação - global, equitativa, inclusiva - e a formação das nossas crianças.

 

Podemos fazer mais se todos nos entregarmos e dermos o nosso melhor.

Apelo à Vossa presença, à Vossa colaboração, à Vossa Cooperação.

 

A partilharem as vossas visões e oferecerem os vossos contributos de modo a que todos possamos ser melhores, crescermos e ampliarmos as nossas perspetivas e podermos ser um movimento mais coeso, mais forte, garantindo o melhor durante o crescimento das nossas crianças.

 

É essa a nossa missão!

São estes os nossos valores!

Conto com a vossa presença em Castelo Branco, Sábado, dia 30 de Abril de 2016!

 

A Presidente da MAG,

Isabel Santos

Data: 30 - 04 - 2016
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest