A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Webinar “Um grito para a Inclusão… Mitos e Realidades”

25 Março:9:30 pm WET

As questões da Educação Especial assumiram ainda mais importância com a discussão que se instalou nas diversas comunidades educativas portuguesas aquando da aprovação do Dec. Lei 54/2018 para a Educação Inclusiva. Será que com a implementação deste diploma que procura ajudar a transformar as nossas escolas em escolas mais inclusivas, fez desaparecer o conceito e importância da Educação Especial? Atrevemo-nos a dizer que não pois, se assim fosse, onde ficaria a defesa dos interesses das crianças com necessidades especiais de educação? Será que estas crianças não merecem uma discriminação positiva no modelo de ensino estabelecido de forma que possam atingir “o seu sucesso educativo” que têm direito?

Enquanto MAP (Movimento Associativo Parental) e, em especial, MAP do Algarve não poderíamos deixar de nos preocupar, até pelo sem número de casos que nos vai chegando, com o limitar do direito destas crianças ao seu legitimo sucesso escolar, com a importância fundamental de que os pais e encarregados de educação destas crianças possam ter mais voz, conhecimento e união. Voz para que possam ser ouvidos sobre as necessidades dos seus educandos e das necessidades de melhorias nas escolas para dar resposta às necessidades especificas destas crianças. Conhecimento sobre a legislação que regulamenta esta área e que tantas vezes lhes escapa pelo seu dia a dia tão atribulado. União, porque só juntos, com o fundamental apoio das diferentes associações de pais, federações e confederação nacional (CONFAP), poderão ultrapassar as dificuldades que são colocadas a estas crianças e às suas famílias, tantas e tantas vezes, nas escolas publicas portuguesas.

Desta forma poderemos caminhar consistentemente para uma escola verdadeiramente inclusiva e que possa responder, de forma cabal, aos desafios utilizando, se necessário, discriminação positiva em favor destas crianças fomentando uma verdadeira equidade entre os alunos, possibilitando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e evoluída.

As associações de pais que constituem este MAP Algarve, num verdadeiro espírito de trabalho colaborativo e abnegado, com o apoio da CONFAP, e naquele que é o cumprimento do seu objetivo principal de defesa do superior interesse das crianças, de todas as crianças, num verdadeiro grito à inclusão, levam a efeito, no próximo dia 25 de março, pelas 21h30, em plataforma zoom o evento “Um Grito para a Inclusão, mitos e realidades”, em que contam como orador principal o Prof. David Rodrigues, personalidade bem conhecida dos meios académicos, associativos e profissionais da Educação e da Educação Inclusiva em especial em que, com o seu saber e experiencia nos vai procurar ajudar a dar a voz tão reclamada pelos pais das crianças com necessidades especiais de educação, mas também os mitos e realidades que caraterizam estas temáticas.

Numa organização de pais para pais, com o MAP, e em especial o MAP Algarve, a procurar continuar a defesa do superior interesse de todas as crianças e do seu sucesso educativo, a sua presença é fundamental para podermos continuar a refletir sobre o modelo educativo que todos desejamos.

Conte connosco, contamos convosco nesta reflexão fundamental.

Para isso inscreva-se em:https://forms.gle/FTqjS26nwofQd3kv8

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Detalhes

Data:
25 Março
Hora:
9:30 pm WET
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Deixe uma resposta