CONFAP Confederação Nacional das Associações de Pais Informação Educação

Bolsas de Mérito

Bolsas de Mérito

As bolsas de mérito premeiam estudantes do ensino secundário com boas classificações.

Saiba a quem se destina este apoio e como se candidatar!

O que é a bolsa de mérito?

Como o próprio nome indica, o aproveitamento escolar é o critério central para a atribuição das bolsas de mérito. Este apoio financeiro, concedido anualmente, está disponível para todos os alunos do ensino secundário da rede pública e tem como objetivo ajudar a cobrir os custos associados à frequência escolar.

A quem se destina?

  • A todos os alunos que frequentem o ensino secundário na rede púbica de escolas;
  • A quem tenha sido atribuído o Escalão A ou B da Ação Social Escolar;
  • A quem tenha obtido, no ano de escolaridade anterior, uma classificação que revele “mérito”. Ou seja uma classificação média anual igual ou superior a 4 (ou 14 em classificações de 0 a 20) e com aprovação a todas as disciplinas. Nas disciplinas sujeitas a exame, a classificação a considerar para a atribuição da bolsa é a classificação final da disciplina, após a realização do exame.

Período de candidatura:

A candidatura deve ser apresentada pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior de idade, até ao dia 30 de setembro.

Formalização da candidatura:

A candidatura é formalizada mediante a entrega do requerimento, acompanhado dos documentos comprovativos dos requisitos para a atribuição da bolsa de mérito. A atribuição da bolsa de mérito é objeto de decisão do diretor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

Valor da bolsa de mérito:

O valor da bolsa de mérito corresponde a 2,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor no início do ano letivo, processada em 3 prestações:

  • 40% durante o 1º período letivo
  • 30% em cada um dos períodos letivos subsequentes
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir