Projeto CoronaKids criado pela editora Ideias com História, em parceria com a Direção-Geral da Saúde

Projeto CoronaKids criado pela editora Ideias com História, em parceria com a Direção-Geral da Saúde

Site CoronaKids com milhares de acessos diários em todo o mundo
Projeto em parceria com a DGS e com apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e EDP

. Um site dirigido diretamente aos mais novos
. OCDE destaca o projeto
 
O projeto CoronaKids foi criado pela editora Ideias com História, em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo como principal missão informar de forma objetiva e clara as crianças e jovens sobre a COVID-19 e como lidarem com esta crise sanitária em cada momento. O site apresenta-se transversal em termos etários, com os conteúdos preparados para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.

Os conteúdos disponibilizados incluem: informações úteis sobre a doença; recomendações das autoridades de saúde; fichas de atividades; livros digitais gratuitos; jogos digitais gratuitos; glossário de conceitos associados à COVID-19; newsletter; links para entidades de referência e partilha de vídeos de entidades de referência. 

O site tem novidades diárias, o que é importante, tendo em conta que as medidas a tomar também vão sendo alteradas e que o próprio vírus ainda está a ser estudado. Principais temas: o que é a COVID-19; como nos protegermos do vírus; as atuais contingências relativas ao confinamento/desconfinamento; alimentação saudável, saúde mental e estilos de vida saudáveis. 

Com uma linguagem simples, o site tem também a preocupação de desmontar algumas notícias, tornando-as acessíveis aos mais novos, e trabalhar a literacia na área da saúde, nomeadamente desmistificando alguns mitos e esclarecendo notícias falsas, facilmente consumidas pelas crianças nas redes sociais. 

Há vários espaços no site que apelam à participação, um dos quais um concurso de desenhos e textos relacionados com a COVID-19, que já recebeu em poucos dias dezenas de participações.

O projeto concorreu à linha «Soluções Digitais/COVID-19», promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e a EDP, tendo sido distinguido. 

O projeto CoronaKids foi concebido para ter a duração mínima de 24 meses, tendo em conta as previsões para o controlo da doença, mesmo depois da vacina. 

Referir que o site Coronakids e a editora Ideias com História foram dados como um dos exemplos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) do que se está a fazer de positivo em Portugal no combate à COVID-19 na área digital.

A Ideias com História está também a disponibilizar neste site, de forma gratuita, diversos PDF de livros infantis editados pela Ideias com História sobre a COVID-19, também eles recomendados pela DGS.

A editora tem estado desde março dedicada ao desenvolvimento de recursos pedagógicos centrados na COVID-19, tendo previstos mais lançamentos, entre eles um livro sobre a morte e o luto em tempos de COVID-19, escrito por duas psicólogas que trabalham nesta área, um livro sobre educação financeira e outro sobre as forças de segurança e o trabalho nestes tempos de confinamento.

A editora produziu ainda para a DGS, no início de março, o jogo online pedagógico «STOP CONTÁGIO», que tem estado a ser usado por milhares de crianças em casa.

Para qualquer contacto: 
Editor Miguel Correia
geral@ideiascomhistoria.pt
Telf: 217 600 421
Mvl: 966 274 157

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Imprimir