Provas Escolares | Ano Letivo 2024/2025
Provas Escolares | Ano Letivo 2024/2025
Faça a Prova Escolar durante o mês de julho!
A Prova Escolar é fundamental para garantir a atribuição e manutenção do abono de família, bolsa de estudo e pensão de sobrevivência. Esta prova deve ser realizada para todos os jovens nas seguintes situações:
- A partir dos 14 anos: Para estudantes do ensino secundário que recebem Abono de Família na Segurança Social e necessitam da Bolsa de Estudo.
- A partir dos 16 anos: Para todos os jovens que recebem Abono de Família na Segurança Social.
- A partir dos 18 anos: Para os beneficiários da Pensão de Sobrevivência da Segurança Social.
Como verificar/realizar a Prova Escolar:
Em muitos casos, a Prova Escolar é automaticamente registada na Segurança Social Direta (SSD) quando o Número de Identificação da Segurança Social é indicado na matrícula. No entanto deve sempre verificar esta informação no separador “Provas registadas” na SSD.
- Abono de Família: Aceder à SSD, selecionar o separador “Família”, seguir para o menu “Abono de família e de pré-natal” e escolher a opção “Prova Escolar”.
- Pensão de Sobrevivência: Aceder à SSD, selecionar o separador “Pensões” e seguir para o menu “Prova Escolar”.
Se a Prova Escolar já estiver automaticamente registada, aparecerá no separador “Provas registadas”. Quem recebe tanto Abono de Família quanto Pensão de Sobrevivência precisa fazer apenas uma única prova escolar, podendo escolher qualquer um dos separadores mencionados.
No separador “Provas por registar”, constam os jovens que necessitam realizar a prova escolar. Para cada jovem, deve-se selecionar a ação “Registar prova escolar” e repetir o processo se houver mais do que um jovem.
Consequências da Falta da Prova Escolar
A falta de Prova Escolar resulta na suspensão do pagamento do Abono de Família, Bolsa de Estudo e Pensão de Sobrevivência a partir de setembro. Para alunos do ensino superior que não conseguem fazer a matrícula em julho, a prova pode ser realizada até 31 de dezembro, retomando-se os pagamentos, incluindo os meses suspensos.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir