Casos de indisciplina aumentam nas escolas
Estão a aumentar os casos de indisciplina nas salas de aula. Preocupados, pais, professores e psicólogos criaram o Observatório da convivência escolar. A ideia é a receber denúncias e propor medidas. Declarações de Filinto Lima, Ass. Nacional Dir. Agrupamentos e Escolas Públicas; Pedro Barreiros, Federação Nacional da Educação; Mariana Carvalho, Confederação Nacional Associações de Pais.
A colaboração entre a FNE, CONFAP, ANDAEP e AFIET visa estabelecer uma iniciativa proativa para aprimorar as políticas educacionais em Portugal, especialmente no que diz respeito à prevenção e controle da indisciplina, violência e bullying nas escolas.
Pedro Barreiros está preocupado com o aumento da violência e da indisciplina nas escolas, especialmente após o período de pandemia. Afirma que tentaram alertar o Ministério da Educação sobre o problema de diversas formas, mas sem sucesso.
Mariana Carvalho, presidente da CONFAP, manifesta preocupação pela saúde mental da comunidade escolar. “Uma das nossas preocupações é a saúde mental e emocional das crianças e jovens e os comportamentos. Sobretudo os alunos do 2.º ciclo estão muito afetados, mas também os professores. E as famílias também”.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir