CONFAP participa no II Encontro de Saúde Escolar
A CONFAP, representada por Magda Costa, membro do Conselho Executivo, marcou presença na sessão de abertura do II Encontro de Saúde Escolar, a convite da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos. O evento, que contou com a participação de diversas ordens profissionais e entidades de referência na área da saúde escolar, destacou a importância de uma estratégia coordenada para melhor responder às necessidades dos alunos e da comunidade educativa.
Durante o painel de abertura, a CONFAP enalteceu o esforço conjunto das entidades envolvidas no desenvolvimento de um plano estratégico para a saúde escolar. Um dos pontos altos abordados foi a importância de criar gabinetes multidisciplinares, integrando especialistas em medicina, enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, medicina dentária, e assistência social, entre outros. Estes gabinetes têm como objetivo não só atuar na prevenção, mas também oferecer uma resposta próxima e eficaz para as situações onde a prevenção já não é viável.
Para a CONFAP, a criação de estruturas de apoio multidisciplinar é essencial para promover um ambiente escolar saudável e inclusivo. A organização frisou ainda a urgência de uma intervenção mais robusta na área da saúde mental, sublinhando a necessidade de apoio a crianças, jovens e a toda a comunidade educativa. “Não é possível aprender nem ensinar, quando falha a saúde”.
Por uma Educação Presente com Futuro.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir