Parentalidade Digital Debate

Debate – Parentalidade Digital

Nos dias 04 e 07 de Outubro, a CONFAP teve a honra de participar, via ZOOM, numa discussão com Francisca Porfírio, doutoranda em Sociologia, que está a trabalhar na investigação acerca da Parentalidade Digital.
 
A sua tese intitula-se “Um olhar sobre o Sharenting em Portugal”, e explora um tema cada vez mais relevante para as nossas famílias.
 
Os objectivos do estudo da Francisca incluem compreender o fenómeno do sharenting — a partilha excessiva de informações e imagens das crianças nas redes sociais — e analisar como a mercantilização destas práticas pode influenciar o consumo e a identidade digital das crianças. Além disso, a Francisca pretendeu auscultar os stakeholders (entre os quais, a CONFAP), para elaborar recomendações que ajudem as famílias a tomar decisões mais informadas e equilibradas.
 
Na CONFAP sentimo-nos verdadeiramente privilegiados por termos sido ouvidos neste processo, e contribuído para a reflexão sobre os desafios da parentalidade digital e os impactos que esta pode ter nas nossas crianças. Este momento de discussão permitiu-nos compreender mais a fundo as conclusões do trabalho da Francisca e a importância de refletir sobre as práticas digitais no contexto familiar.
 
É fundamental que, juntos, encontremos formas equilibradas de proteger a identidade digital das nossas crianças, promovendo uma utilização consciente e segura das redes sociais.
 
Estamos empenhados em continuar a debater e a divulgar este tema, contribuindo para uma parentalidade mais informada e responsável!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir