
Dia Internacional da Saúde Mental
Hoje, Dia Internacional da Saúde Mental, a CONFAP participou ativamente nas iniciativas que destacaram a importância da saúde mental no setor educativo. A saúde mental dos profissionais da educação é um tema cada vez mais urgente, pois os desafios que estes enfrentam afetam profundamente o seu bem-estar e a qualidade da educação que oferecem.
Neste âmbito, a CONFAP aliou-se ao projeto europeu “APRES COVID”, cofinanciado pela União Europeia e desenvolvido pela ETUCE, que tem como objetivo investigar e abordar os riscos psicossociais agravados pela pandemia no setor da educação. Este projeto explora a saúde mental ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores da educação em vários níveis de ensino, em toda a Europa.
Nos dias 9 e 10 de outubro, foi realizado um estudo de caso nas escolas públicas e privadas em Portugal, com o intuito de avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos educadores. Durante este estudo, foram conduzidas entrevistas com profissionais da educação para compreender como os riscos psicossociais foram exacerbados pela crise pandémica, e de que forma o seu bem-estar emocional e psicológico foi afetado.
A CONFAP orgulha-se de estar envolvida neste projeto, que não só dá visibilidade aos desafios enfrentados pelos educadores em tempos de crise, mas também contribui para a criação de estratégias que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis nas escolas.
Juntos, podemos construir uma comunidade educativa mais forte e resiliente.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir