Projeto Europeu 1Planet4All

No âmbito do projeto europeu 1Planet4All, que tem como objetivo promover o ativismo jovem para o combate às alterações climáticas, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a ONGD VIDA estão a desenvolver o website Escolas pelo Planeta, que pretende ser um espaço de partilha de iniciativas de consciencialização e de combate às alterações climáticas desenvolvidas por estudantes e docentes do ensino básico e secundário. Nele, vamos dar voz às ações levadas a cabo pela comunidade escolar e criar uma rede de escolas com este interesse comum – o de agir pelo clima!
 
Queremos dar destaque ao movimento jovem pelas ações climáticas nas pequenas ações do dia a dia, que podem promover no contexto escolar. Estamos conscientes de que as Associações de Pais, por um lado, dinamizam uma parte importante das atividades desenvolvidas em contexto escolar e, por outro, apoiam e incentivam as iniciativas promovidas pela própria comunidade escolar. Neste sentido, temos muito gosto em dar-vos conhecimento deste projeto e de vos convidar a associarem-se ao mesmo.
 
Pretendemos chegar ao maior número possível de escolas do país (continente e ilhas) e muito gostaríamos de contar com o vosso apoio na criação desta rede e na disseminação da iniciativa, nomeadamente entre Associações de Pais, que podem ter conhecimento de ou estar a dinamizar ações nesta temática.
 
As atividades desenvolvidas pela comunidade escolar de que estamos à procura podem ser tão variadas quanto, por exemplo, o convite a uma pessoa ligada à investigação na área das alterações climáticas ou ao ativismo climático para ir falar a uma aula, o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização na escola, a construção de espaços verdes (hortas ecológicas, mini-florestas) ou a redução do desperdício alimentar na cantina.
 
Para as escolas participarem, professores e alunos preenchem um brevíssimo formulário sobre as atividades que estão a desenvolver. A informação sobre como o fazer está disponível em: https://escolaspeloplaneta.pt/juntar-a-minha-escola/.
 
Ao integrar esta rede, a Escola tem oportunidade de ficar a conhecer iniciativas de outras escolas, de ter acesso livre e gratuito a conteúdos pedagógicos atualizados sobre educação climática e de pertencer a uma comunidade crescente de entidades que se envolvem nas causas pelo clima e pelo planeta!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Imprimir